quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VERGONHA RELIGIOSA

O segundo turno das eleições presidênciais se deve à um único fator: a religião.

Como um rebanho totalmente instruído por seus "pastores", milhões de católicos e evangélicos se deixaram levar pelas ordens de seus líderes inquestionáveis, manipuladores de mentes, e mudaram seu voto praticamente às vésperas do pleito. Tal reviravolta pode levar o Brasil de volta ao tempo da escuridão tucana, onde o país crescia muito abaixo da média mundial e via sua reputação externa cada vez mais ridicularizada. Desemprego, Fome, Miséria? eram apenas as consequencias!

O estado é laico, mas as igrejas resolveram tomar partido, amparadas fragilmente em um programa de direitos humanos do Partido dos Trabalhadores, que em uma de suas cláusulas abordava a descriminalização do aborto.

Ser contra o aborto é um direito de todos, inclusive das igrejas. Críticas aos governos também. Democracia e liberdade de expressão são inseparáveis e admiráveis. E em nenhum momento desde que tomou posse no comando da nação, o partido de São Bernardo moveu uma agulha na direção contrária à tais conquistas.

Mas o que se viu nessa reta final de eleições não foi liberdade de opinião. Foi manipulção em massa, alienação e falta de senso crítico próprio. Foi o uso errôneo da religião para tumultuar a cena política e voltar à cena com outro assunto que não fosse os escândalos de seus clérigos.

Em uma questão tão complexa quanto importante, a Igreja Católica Brasileira rengou o oitavo mandamento: Não levantarás falso testemunho.

Atribuiu à candidata Dilma uma opinião que ela nunca expressou.

Tratar o aborto como um problema de saúde não significa criar mutirões de aborto, ou legalizar tal prática para quem desejar. Tratar o aborto como um problema de saúde vai muito além do ato em si. É uma forma de entender quais os motivos que levam pessoas a cometerem tal atrocidade e acima de tudo, evitar que isso aconteça. É prover assistencia e aconselhamento para quem promoveu uma violência contra o próprio corpo e um crime contra um ser humano. É separar um tempo para a reflexão deste problema obscuro da sociedade, como tantos outros. Discriminação, Injustiça, Violência, Pedofilia...

Brasil, é chegado o momento de parar, pensar, opinar, questionar e principalmente...não se deixar influenciar e ser apenas mais uma ovelha no rebanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa Afiada